Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

23 de agosto de 2009

Tratamento do linfoedema do braço pos mastectomia


O linfoedema do braço depois da cirurgia do cancro da mama pode aparecer devido à interrupção do fluxo linfático do braço, como consequência da extirpação dos gânglios axilares.
O tratamento para o linfoedema depende da gravidade e da extensão, pois uma vez instalado não existe cura.

Normalmente começa por se manifestar na zona proximal ( no braço), ou zona distal (antebraço, pulso e mão). Esta situação deve-se a uma acumulação anormal da linfa. Trata-se de um transtorno crónico e progressivo que muitas mulheres padecem depois da cirurgia do cancro da mama. Os estudos indicam que cerca de 20 a 30% das pessoas sujeitas a intervenção cirurgica da mama desenvolvem linfoedema do braço.

Algumas das situações que desencadeiam o linfoedema são:

- radioterapia
- massagens fortes no braço
- erisipelas
- tirar sangue no braço afectado
- medir tensão arterial
- picadas de insectos
- vida sedentária
- maus hábitos alimentares
- excesso de peso

A drenagem linfática manual é altamente indicada no tratamento do linfoedema do braço e além disso, uma excelente forma de prevenção. Qualquer mulher que detecte um aumento de volume ou outra alteração desconfortável no braço da intervenção, deve consultar o seu médico. Se o diagnóstico confirmar um linfoedema deve iniciar o tratamento quanto antes para evitar que este aumente.

Os principais efeitos da DLM são:

- a reabsorção total ou parcial do edema (consoante o caso)
- permitir que o liquido intersticial penetre nos vasos linfáticos
- favorece a criação de anastomosis (caminhos alternativos) linfaticos que nos ajudam a derivar a linfa das zonas estagnadas em direcção a outras zonas ganglionares.







-

Sem comentários:

Enviar um comentário